Prestamos apoio ao nível da Higiene e Segurança Alimentar, nomeadamente:

  1. Estabelecimento de pré-requisitos para a implementação do Sistema HACCP;
  2. Análise e identificação de riscos químicos, biológicos e físicos;
  3. Elaboração de planos HACCP
  4. Monitorização do Sistema / Serviços de Consultoria;
  5. Formação em Higiene e Segurança Alimentar.

Como o fazemos:

Implementação de Sistemas de Segurança Alimentar (HACCP)

O HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points) é uma metodologia reconhecida internacionalmente que visa a identificação das etapas críticas onde podem ocorrer os perigos alimentares, bem como exercer sobre as mesmas um controlo efetivo.

A implementação do HACCP dá resposta às Normas Gerais de Higiene Aplicadas aos Géneros Alimentícios descritas no CODEX ALIMENTARIUS, ao Regulamento (CE) n.º 852/2004 do Parlamento Europeu e do Conselho de 29 de Abril de 2004 e demais legislação nacional e comunitária.

Auditorias ao Sistema de Segurança Alimentar (HACCP)

Prevê a realização de auditorias às empresas com vista a aferir o nível de concordância do sistema HACCP com os requisitos e princípios instituídos para a sua aplicação. Após a realização da auditoria é elaborado um relatório evidenciando as não conformidades detetadas, bem como as medicas corretivas para as mesmas.

Auditorias de levantamento de necessidades

Prevê-se a realização de auditoria às instalações e equipamentos e procedimentos alimentares, com o objetivo de aferir o nível de concordância deste com as exigências legais (nacionais e comunitárias). As auditorias são acompanhadas de um relatório, com parecer técnico, simples, sucinto e esclarecedor, onde são enunciadas todas as não conformidades detetadas.

Auditorias às instalações e equipamentos

É uma auditoria centrada nos aspetos legais a que as instalações e equipamentos devem obedecer. Após realização da auditoria será elaborado um relatório com parecer técnico, simples, sucinto e esclarecedor, onde são enunciadas todas as não conformidades detetadas.

Auditorias de acompanhamento aos procedimentos alimentares

É uma auditoria que relaciona os procedimentos levados a cabo na preparação dos alimentos com a legislação (nacional e comunitária) bem como com as recomendações dos códigos de boas práticas. Após a realização da auditoria será elaborado um relatório com parecer técnico, simples, sucinto e esclarecedor, onde são enunciadas todas as não conformidades detetadas.

Elaboração de planos de limpeza

A higiene e sanificação do estabelecimento compreende um conjunto de requisitos, sem os quais não é possível começar a laborar e cujo cumprimento assegurará as condições higiénicas dos estabelecimentos alimentares.

O Plano de Higiene descreve a aplicação dos procedimentos de limpeza utilizados, que consiste numa descrição sistemática da forma como devem ser higienizadas todas as áreas alimentares. De forma a assegurar o seu cumprimento, todas as operação de limpeza e/ou desinfeção são registadas em folha própria.

Está incluído no plano de limpeza a descrição do material ou equipamento necessário para executar o procedimento de acordo com o estabelecido, o local ou sala da unidade, a periodicidade de acordo com a necessidade de limpeza e desinfeção dessa estrutura ou equipamento, a indicação da dosagem e o tipo de produto de limpeza a utilizar em conformidade com o descrito na ficha técnica do produto.

 


Share to Facebook Share to Twitter Share to Linkedin